Bem vindos ao nosso blog!

A sala informatizada é um dos espaços da Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes localizada no bairro Rio Vermelho, Florianópolis/SC, sua proposta é promover aos professores e alunos, a comunicação em suas diversas formas de expressão midiática, valorizando a construção do conhecimento através da produção, publicação e apreciação de trabalhos da Unidade Escolar.

Nesse blog vamos compartilhar nossas experiências.
Deixe seu comentário!

quinta-feira, 22 de março de 2007

Proposta de trabalho com turmas de 7ª séries


Tema: Aquecimento Global
Profº: Daniel Godinho Berger
Turmas: 70,71 e 72
A proposta prevê uma introdução que situa o enfoque proporcionado pelos estudos realizados na série e em seguida a realização de um projeto de pesquisa que tem como foco principal o estudo sobre o "aquecimento global". Realizado em equipes, o projeto foi proposto a partir do tema central cabendo a cada equipe a elaboração de um roteiro de pesquisa. A proposta será desenvolvida através de atividades de organização e atendimento às equipes com recursos da sala informatizada e atividades extra-classe.
A proposta se refere à primeira unidade de trabalho do primeiro trimestre elaborado para o período de 26 de fevereiro a 29 de março de 2007 em função da previsão de liberação do professor regente da disciplina para realização do curso de mestrado.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É muito gratificante constatar que as Tecnologias de Comunicação Digital está sendo utilizada de uma maneira muito criativa e enriquecedora com o intuito de qualificar cada vez mais a aprendizagem dos alunos em nossas escolas municipais!
    Eu como Diretor do Departamento de Mídia e Conhecimento e Biólogo, só posso ficar muito orgulhoso e continuar acreditando que a educação pode sim, contribuir com a transformação da sociedade, diminuir o impacto ambiental, crescer economicamente mas com sustentabilidade.
    Espero que vocês alunos, alunas e educadores consigam com autononia, criatividade e trabalho cooperativo: levantar hipóteses, experienciar os problemas e propor soluções através da pesquisa que só enriquecerá o conhecimento de vocês.
    Mentes, corações e mãos à obra!
    Parabéns!
    Sylvio Fernando Mattos Xavier da Silva
    Diretor do Departamento de Mídia e Conhecimento da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

    ResponderExcluir
  3. Já que estão estudando "aquecimento global" que a temperatura do planeta está aumentando! Que tal vocês verificarem primeiro na prática qual a temperatura média do corpo da turma de vocês? Já que dizem que a média é 36,5ºC!
    Por exemplo: Divida a turma de vocês em grupo de no máximo 4 alunos por grupo, com um termômentro meça a temperatura de cada um do seu grupo, três vezes cada, faça uma tabela com cálculo da média ( nome de cada um e a média das medidas da temperatura de cada um).
    Depois faça o gráfico ( abscissa X ordenada) num papel milimetrado, cartolina ou equivalente( peça ajuda para o professor de matemática.
    Assim, vocês terão um gráfico da média de temperatura corporal dos alunos de cada grupo e se desejarem poderão fazer o Gráfico da Temperatura Média Corporal da turma toda, reunindo os dados de cada grupo.
    Você podem fazer uma analogia desta experiência e o "aquecimento Global"
    Objetivo: Trabalhar com medidas e unidades de temperatura, instrumentos de medida, média aritmética, coordenadas cartesianas, construção e interpretação de gráficos, influência do aumento da temperatura do corpo sobre as enzimas, etc.

    OBS:Espero que gostem da proposta, discutam entre si e com o professor... Modifiquem toda a proposta caso queiram, é apenas uma contribuição de um professor virtual!
    Ótimo trabalho...
    Sylvio Fernando
    Diretor do Departamento de Mídia e conhecimento da Secretaria Municipal de Educação e Biólogo

    ResponderExcluir