Bem vindos ao nosso blog!

A sala informatizada é um dos espaços da Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes localizada no bairro Rio Vermelho, Florianópolis/SC, sua proposta é promover aos professores e alunos, a comunicação em suas diversas formas de expressão midiática, valorizando a construção do conhecimento através da produção, publicação e apreciação de trabalhos da Unidade Escolar.

Nesse blog vamos compartilhar nossas experiências.
Deixe seu comentário!

terça-feira, 31 de maio de 2011

Produção de texto - Turma 51

Turma: 51
Professora: Dinéia Borges

Objetivo: Desenvolver uma produção do texto relacionando o texto I e texto II, observando as argumentações da oralidade desenvolvida, sobre esses aspectos.
Do ponto de vista negativo: a devastação do meio ambiente, ocorrendo devido o desenvolvimento urbano e o avanço das tecnologias.
Do ponto de vista positivo: variedades de conhecimentos interessantes, focando, elementos coloridos e modificados.

Obs: criança sempre será criança, bebês sempre serão bebes, (não importa o tempo).

Texto I

A FLORESTA DO CONTRÁRIO

Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto.E poluição também. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram explusar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar.

(Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)

Texto II

CIMENTO ARMADO

Batem estacas no terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.
Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras
De roseirais.

Batem estacas no terreno morto.
Século vinte...
Vida de aço...
Cimento armado!
Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor


Aluno: André A. do S. Filho 
Turma - 51

Nenhum comentário:

Postar um comentário