Bem vindos ao nosso blog!

A sala informatizada é um dos espaços da Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes localizada no bairro Rio Vermelho, Florianópolis/SC, sua proposta é promover aos professores e alunos, a comunicação em suas diversas formas de expressão midiática, valorizando a construção do conhecimento através da produção, publicação e apreciação de trabalhos da Unidade Escolar.

Nesse blog vamos compartilhar nossas experiências.
Deixe seu comentário!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Nas ondas do rádio da Maria Conceição

O rádio é um sistema de comunicação criado no fim do século XIX. No Brasil a primeira transmissão foi realizada no centenário da Independência do Brasil (7 de setembro de 1922). Na atualidade este meio de comunicação alcança todas as classes sociais de nosso país informando, entretendo e educando milhões de pessoas. Com a introdução da Internet no sistema comunicativo dos indivíduos a rádio também chegou no ambiente da web, hoje já é possível produzir e reproduzir programas de rádio no meio virtual. Em muitas escolas espalhadas pelo país já se produz programas de rádio aproximando a linguagem radiofônica de ações educativas.
Sendo assim destaca-se o conceito de comunicação e educação que busca aproximar as tecnologias de comunicação ao processo de ensino e da aprendizagem.
A produção de um programa de rádio no ambiente escolar pode proporcionar aos educandos o desenvolvimento de processos significativos de aprendizagens que envolvem a seleção crítica e analítica dos temas a serem abordados, habilidade de pesquisa, definição da pauta, escolha de linguagem adequada ao público alvo, edição,estímulo a fluência da oralidade e acima de tudo é um trabalho que promove o protagonismo do aluno, autoria dos envolvidos e situações de trabalho cooperativo.
Iniciamos nosso projeto da rádio na escola neste mês de junho com a exibição do filme "Uma Onda no ar" para as turmas de 8ª e 7ª séries, na continuidade iremos fazer a seleção dos alunos que farão parte do projeto. Acompanhe neste blog o andamento do projeto. Profªs Marlene e Izolete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário